segunda-feira, 24 de maio de 2010

Regras do LAND UNTER

Land Unter
Stefan DORRA
Amigo (2003)
Para 3 a 5 jogadores – A partir dos 10 anos – Duração: 30′ – 45′

Composição do jogo
60 cartas de clima numeradas de 1 a 60
24 cartas de boia
24 cartas de nível de água

Objetivo do jogo
Ter o maior número de boias no fim do jogo. Devem-se evitar as cartas de Nível de água maiores porque cada vez que isso acontece perde-se uma boia.

Preparação
As cartas de boia são colocadas de lado. As cartas de Nível de água são embaralhadas e formam um baralho no centro da mesa. As cartas de Clima são embaralhadas e cada jogador recebe 12 (com cinco jogadores).
Cada um vê as suas cartas e conta o número de boias indicadas em todas as suas cartas. Cada carta de Clima tem o desenho de uma boia completa, meia boia ou nenhuma boia na parte central superior da carta.
Somam-se todas as boias e arredonda-se para baixo se não obtiver um resultado inteiro (3,5 são 3).
Cada jogador recebe o número de boias que tenha na sua mão de cartas e guarda-as à sua frente com a face visível.

Desenvolvimento de uma rodada
Viram-se as 2 primeiras cartas de Nível de água no centro da mesa.
Cada jogador escolhe uma carta de Clima e coloca-a a sua frente com a face virada para baixo.
Quando todos os jogadores efetuarem a ação anterior cada um vira sua carta simultaneamente.
O jogador cuja carta de Clima seja mais alta fica com a carta mais baixa das duas expostas na mesa, colocando-a a sua frente. O jogador com a segunda carta mais alta fica com a segunda carta da mesa e coloca-a a sua frente. Se um jogador já tiver uma carta de Nível de água à sua frente, coloca a nova por cima dessa.
Procede-se ao salvamento do carneiro que estiver mais em perigo, ou seja, o que tiver a carta com o Nível de água mais elevado. O jogador que tiver à sua frente a carta mais elevada tem de “gastar” uma das suas bóias (voltando a face para baixo).
As cartas de Clima jogadas são descartadas para um baralho ao lado de cada jogador e são passam para a rodada seguinte (há 12 ao todo).

Fim do jogo
Jogam-se tantas rodadas quantos forem os jogadores. Depois do final de uma rodada, as cartas descartadas são passadas para o jogador da esquerda, servindo-lhe de “mão” para a rodada seguinte. Antes de passar para próxima rodada cada jogador aponta o número de bóias que conseguiu manter. No final do jogo os jogadores terão jogado com todas as “mãos” dos outros jogadores. Quem tiver o maior número de pontos ganha (o número de bóias acumuladas nos diversos turnos jogados).

Observações:
Com quatro jogadores são retiradas 12 cartas de clima.
Ao final de contagem de pontos de uma rodada o jogador que tiver o menor nível de água ganha um ponto (em caso de empate cada um ganha um ponto).
Um jogador pode perder todas as suas boias e ainda ter que perder mais antes da finalização da rodada. Neste caso ele é limitado a um ponto negativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Powered By Blogger