terça-feira, 25 de maio de 2010

Regras do POISON

POISON
Reiner Knizia
Participantes: de 3 a 6
Tempo de jogo: aproximadamente 10 minutos por rodada
Objetivo do Jogo:
Ser o jogador com menos pontos evitando poções tóxicas dos caldeirões. Jogue uma carta de poção em um dos três caldeirões, cada um com sua própria cor. Se o valor total dos cartões em um caldeirão exceder 13, você é forçado a recolher todas as cartas do caldeirão. Tente não recolher, mas se você for obrigado certifique-se de que tenha a maior parte daquela cor de modo que você possa ser imune ao seu poder. Há oito cartões de veneno no jogo que não são só para sabotar os caldeirões, mas também a sua pontuação.
Conteúdo:
3 caldeirões e 50 cartões de poção.
8 cartões de veneno valendo 4
14 cartões de poção em cada uma das três cores (com dois cartões cada um valendo 4, e três cartões cada um valendo 1, 2, 5 e 7)
Início do jogo:
Escolha um jogador para jogar e começar a primeira rodada. O jogador passa para a esquerda, em rodadas posteriores. No início de uma rodada o jogador embaralha e distribui todas as cartas, uma por uma, para os jogadores. Dependendo do número de jogadores, alguns podem receber uma carta a mais do que os outros.
Nota: Com apenas três jogadores jogar quatro rodadas e remover o excesso de cartas do jogo.
O Jogo:
O jogador à esquerda de quem deu as cartas começa e se joga no sentido horário. Na sua vez você tem que colocar uma de suas cartas viradas para cima em um caldeirão. Não pode haver cartas de poção da mesma cor em mais de um caldeirão. Cada carta de poção deve ser jogada no caldeirão de sua cor. No entanto, as cartas de veneno podem ser colocadas em qualquer caldeirão (Se um caldeirão contém apenas cartões de veneno, sua cor ainda não está determinada. A carta de poção adicionada ao caldeirão vai determinar a cor do caldeirão, mas a cor do caldeirão não deve ser a mesma cor de outro já existente).
Se você jogar uma carta que faz com que o valor de um caldeirão exceda 13, então você deve recolher todas as cartas que estiverem no caldeirão e colocá-las viradas para baixo na sua frente. A carta que você colocou por último permanece no caldeirão.
Nota: Você não pode olhar as cartas viradas à sua frente até ao final do jogo.
Exemplo 1:
Ricardo coloca um "2" e preenche o caldeirão com 13 (Não excedeu).
Renato coloca um "4" e excede o valor de 13. Ele deve recolher todas as três anteriores colocá-las viradas para baixo na sua frente.
A carta de Renato "4" permanece no caldeirão.
Exemplo 2:
Emerson coloca uma carta de veneno, que são sempre de valor "4" e totaliza o caldeirão em 11.
Ana coloca um "5" e excede o valor de 13. Ela deve recolher as cartas anteriores do caldeirão, incluindo a carta de veneno e colocá-las viradas para baixo na sua frente.
A carta de Ana "5" permanece no caldeirão.
Nota: Durante uma rodada pode acontecer de dois caldeirões ficarem sem uma cor definida, neste caso o jogador escolhe a cor do caldeirão.
Pontuação:
A rodada termina quando todas as cartas tiverem sido jogadas. Em seguida, todos os jogadores examinam as suas cartas que estavam viradas para baixo. Se você tem mais cartas de uma cor do que qualquer outro jogador você pode descartar todas estas cartas. Em caso de empate, nenhum jogador pode descartar qualquer carta. Cartas de veneno nunca podem ser descartadas não importa quantas cartas você tenha.
Todos os jogadores contam o seu número de cartas contando cada ponto por e as cartas de veneno como dois pontos cada. O resultado é registrado para cada jogador e totalizado no final de todas as rodadas do jogo.
Exemplo de pontuação:
Suzana tem 3 cartas de poção azuis, 2 vermelhas e 1 carta de veneno.
Ricardo tem 6 cartas vermelhas e 2 roxas,
Renato tem 2 cartas azuis, 5 vermelhas, 6 roxas e 2 cartas de veneno.
Ana tem 6 cartas azuis 1 vermelha, 6 roxas e 4 cartas de veneno.
Suzana não tem a maioria de qualquer cor e, portanto, não descarta nenhuma carta. Ela recebe 7 pontos (5 pelas cartas de poção e mais 2 por uma carta de veneno).
Ricardo tem a maior parte de cartas vermelhas, então ela as descarta. Ele recebe 2 pontos (porque ele tem 2 cartas de poção).
Renato está empatado com Ana na maior parte das cartas roxas, então ele não pode descartá-las. Ele recebe 17 pontos (13 pelas cartas de poção mais 4 pelas duas cartas de veneno).
Ana tem a maior parte das azuis, assim ela pode se desfazer delas. Ela está empatado com o Renato na maior parte das roxas, então ela não pode se desfazer delas. Mesmo ela tendo a maior parte das cartas de veneno ele não pode descartá-las, porque os jogadores nunca podem descartar cartas de veneno. Ela recebe 15 pontos (7 pelas cartas de poção mais 8 pelas quatro cartas de veneno).
Fim do jogo:
Jogue uma rodada para cada jogador. No final da série de rodadas, o jogador com o menor número de pontos ganha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Powered By Blogger